quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Amigos de Deus






“E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus” (Tiago 2:23)


Onde está o fundamento da nossa relação com Deus? O desânimo nos faz desistir da obra do Senhor? Adoramos apenas quando estamos alegres? Precisamos sentir um arrepio para saber que Deus está presente?

A vida de Abraão é o melhor exemplo de como se ter um relacionamento verdadeiro com Deus.

Independentemente das circunstâncias e das incertezas que o cercavam a Palavra diz que “... creu Abraão em Deus...”, e esse “crer” era o fundamento de sua relação com Ele. A amizade de Abraão com Deus era pela fé.

Em algumas versões a Bíblia se refere à fé como “firme fundamento” e em outras como “certeza” (Hebreus 11). A fé, então, deve ser o principal fundamento de nosso relacionamento com Deus.

Abraão foi chamado de amigo de Deus porque tinha certeza de que Ele cumpriria as promessas que havia feito. Ele levou sua obediência ao Senhor às últimas conseqüências pois conhecia o poder, a santidade e o caráter daquele que havia feito tais promessas.

É impossível dissociar amizade de relacionamento, pois a amizade é um relacionamento que exige confiança, paciência e muito amor. A amizade gera um conhecimento profundo da pessoa com quem se tem esse tipo de relacionamento e para isso é preciso convivência e muitas experiências para que ela se consolide.

Conhecer e obedecer a Deus é fundamental para se ter um relacionamento de amizade com Ele, mas sem fé isso é impossível.

Jesus disse: “Vós sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando” (João 15:14)

Hebreus 11:6 diz: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”

O verdadeiro amigo de Deus leva a obediência a Ele às últimas conseqüências porque conhece aquele a quem serve. Sabe que Deus é galardoador dos que o buscam, isto é, que abençoa àquele que busca um relacionamento de amizade com Ele, que crê em Suas promessas e sabe que fazer a Sua vontade é sempre o melhor.

Hebreus 11, conta a história de várias pessoas que fundamentaram seu relacionamento com Deus através da fé. Esses são os chamados “Heróis da Fé”. Tudo o que eles foram e tudo o que realizaram foi por causa de sua amizade com Deus, foi porque eles creram naquele “que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera” (Efésios 3:20).

Todos nós podemos fazer parte dessa lista de “Heróis da Fé” se confiarmos plenamente no Senhor, em nada duvidando. Poderemos contemplar o Senhor realizar seus milagres e maravilhas em nós, por nós e através de nós.

Creia em tudo o que diz a Palavra de Deus, pois Ele vai cumprir todas as promessas feitas através dela. Mas isso está reservado para aquele que crê, que teme, que busca intimidade e profundidade em seu relacionamento com Deus. Esses serão os participantes dos Seus segredos (Salmos 25:14). Segredos esses contados somente aos amigos.

Nesse ponto você não precisará de mais provas da presença de Deus, não dependerá de sensações, de arrepios, não se deixará levar pelas circunstâncias, pelas tribulações ou por aquilo que você vê. Você não desistirá da obra do Senhor, não será inconstante e o louvará e adorará seja qual for a situação. Você saberá que “onde estiverem dois ou três reunidos em nome do Senhor, Ele estará meio deles.” (Mateus 18:20). Aprenderá a andar “por fé e não por vista” (II Coríntios 5:7). A fé será prova suficiente daquilo que você não vê (Hebreus 11:1b).

Vivendo assim “nada poderá nos separar do amor de Deus” (Romanos 8:39), viveremos para a Sua glória, seremos abençoados e teremos o prazer e a honra de sermos chamados pelo próprio Deus de seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário